Pular para o conteúdo principal

O QUE DEU NA "CULTURA DE MASSA" BRASILEIRA?


Por Alexandre Figueiredo

O que aconteceu com a cultura brasileira ou a apreciação brasileira de bens culturais estrangeiros? Alguns fenômenos da música, da literatura, do cinema e do teatro demonstram o estranho comercialismo e a histeria consumista de produtos supérfluos.

Na música brasileira, sabe-se que a música brega-popularesca, a canção comercial que surgiu a partir dos primeiros ídolos cafonas e depois desenvolveu arremedos caricaturais de ritmos populares regionais, realizou seu propósito de obter um monopólio de mercado, sinalizando a produção de um pop comercial similar ao que acontece nos EUA.

Pois dos Waldick Soriano e Odair José do passado, claramente americanizados, para a americanização sutil de Chitãozinho & Xororó, Alexandre Pires, É O Tchan, Banda Calypso e Ivete Sangalo e do pseudo-ativismo do "funk carioca", tudo culminou para o comercialismo ainda mais escancarado do "sertanejo universitário" de Luan Santana e afins e do "funk melody" de nomes como Anitta, Ludmilla e Lexa.

O comercialismo musical brasileiro, dominando quase todas as reservas de mercado e deixando o rico patrimônio musical brasileiro isolado em espaços de apreciação de aristocratas e estudiosos, tornou-se a tônica da música brasileira em que o termo MPB tornou-se profanado e deturpado até às mais aberrantes consequências.

No comportamento, o aberrante fenômeno das "popozudas" que tratam seus corpos como verdadeiras mercadorias, assusta pela sua persistência. E assusta ainda mais porque, em tempos de reacionarismo na Internet, o machismo brasileiro ainda resiste com muitos internautas endeusando as "mulheres-frutas" que só ficam "mostrando demais", tratando seus corpos siliconadamente exagerados como verdadeiros produtos de consumo.

Na televisão, nota-se que noticiários policialescos continuam sendo exibidos no período diurno, expostos ao público infanto-juvenil, e os apresentadores, hipócritas, ainda defendem a redução da maioridade penal como forma de punir os criminosos mirins que simplesmente agem assim porque foram influenciados pela glamourização da violência promovida por esses mesmos programas.

No teatro, não bastasse o falecimento da grandiosa atriz Marília Pera, a situação parece uma forma piorada do cenário dos anos 1950. Com parcos recursos do Estado e dos patrocinadores, as peças de teatro se limitam a temáticas europeizadas ou comédias inócuas, e isso quando não há as franquias de obras da Disney tomando o espaço que devia ser de novos talentos teatrais.

Na literatura, a futilidade anda reinando, com uma infinidade de obras de auto-ajuda, sagas de vampiros, youtubers, sagas de Minecraft que poderiam terminar em originais que valem a pena, como Harry Potter, Kéfera Buchmann, que, pioneiros, ainda justificam o sucesso que, todavia, atrai muitos oportunistas e imitadores canastrões.

Mas isso é pouco diante do caso surreal dos livros para colorir - os Jardins e Florestas Encantados e Secretos da vida que prometem um "tesouro anti-estresse" - , que dominavam o mercado de livros de textos chegando a haver três ou quatro títulos nas listas dos vinte mais vendidos, fato aberrante para um país que deveria valorizar mais a leitura de textos literários.

A Bienal do Livro ocorrida no Riocentro, no Rio de Janeiro, até foi um evento válido, mas o que pecou foi a ênfase na espetacularização, que em vez de estimular a curiosidade dos leitores, os faz perder na idolatria ao que já é sucesso, sem acrescentar algo a seu já mediano hábito de leitura.

No rádio, o que chama a atenção é o investimento maciço do mercado num pastiche de rádio de rock, a Rádio Cidade, FM carioca que levantou a bandeira do "rock de verdade" sem ter um pessoal especializado, com uma equipe de locutores que é a mesma quando a rádio se chamava Jovem Pan Rio e um coordenador vindo da Beat 98, todos sem a mínima vivência no rock.

A Rádio Cidade mantém programação calcada no perfil da Jovem Pan, toca apenas os chamados rock hits e mantém programas de besteirol, como o Hora dos Perdidos e Rock Bola (que aposta numa inconcebível e improcedente relação do rock com futebol), claramente inspirados no Pânico da Jovem Pan e da TV Bandeirantes.

Apesar do oba-oba publicitário, a Rádio Cidade fracassa entre o público roqueiro, mas tem um lobby que tenta disfarçar esse fracasso com sintonias combinadas em lojas de eletrodomésticos, bancas de jornais, quiosques, academias de ginástica e outros estabelecimentos comerciais. Por fora dessa fantasia marqueteira, os roqueiros do Grande Rio continuam afastados dos 102,9 mhz, até pelo fato de que eles não se contentam com um hit-parade roqueiro.

A MPB autêntica, expulsa dos seus próprios redutos pelo brega-popularesco, se limitou a ser uma música de gala, e nomes antes considerados provocativos e modernos como Maria Bethânia passaram a ser vistos apenas como meras formalidades.

Com todo esse quadro cultural, o Brasil da crise sócio-política, dos internautas reacionários e dos políticos decepcionantes em todos os aspectos, não poderia estar em boa fase cultural. A cultura reflete a situação de crise em que vivemos, e não é o consumismo que irá dizer que nossa cultura está próspera, porque a verdade mostra que não está. Cabe repensarmos esta situação nesta virada de ano.

FONTES: O Globo, UOL, Tudo Rádio, O Fluminense, Veja, Portal G1.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A POLÊMICA DA HISTÓRIA DAS MENTALIDADES

Por Alexandre Figueiredo Recentemente, a mídia lançou mão da história das mentalidades para legitimar tendências e ídolos musicais de gosto bastante duvidoso. O "funk carioca", o pagode baiano, o forró-brega, o breganejo e outros fenômenos comerciais da música feita no Brasil sempre lançam mão de dados biográficos, de sentimentos, hábitos pessoais dos envolvidos, chegando ao ponto da ostentação da vida pessoal. Também são mostradas platéias, e se faz uma pretensa história sociológica de seus fãs. Fala-se até em "rituais" e as letras de duplo sentido - na maioria das vezes encomendada por executivos de gravadoras ou pelos empresários dos ídolos em questão - são atribuídas a uma suposta expressão da iniciação sexual dos jovens. Com essa exploração das mentalidades de ídolos duvidosos, cujo grande êxito na venda de discos, execução de rádios e apresentações lotadas é simétrico à qualidade musical, parece que a História das Mentalidades, que tomou conta da abordagem his

O RESSENTIMENTO "POSITIVO" DE UMA ESQUERDA FESTIVA E VIRA-LATA

ROGÉRIO SKYLAB ENTREVISTA O PARCEIRO MICHAEL SULLIVAN NO PROGRAMA APRESENTADO PELO PRIMEIRO, MATADOR DE PASSARINHO, DO CANAL BRASIL. Por Alexandre Figueiredo Estranha a esquerda que exerce o protagonismo nos governos de Lula. Uma esquerda não apenas de perfil identitário, o que já causa estranheza, por importar um culturalismo próprio do Partido Democrata, sigla da direita moderada dos EUA. É uma esquerda que prefere apoiar alguns valores conservadores do que outros, mais progressistas, mas vistos erroneamente como "ultrapassados". Trata-se de uma esquerda que, no ideário marxista, se identifica com o perfil pequeno-burguês. Uma "esquerda" de professores, artistas ricos, celebridades, socialites, jornalistas da grande mídia, carregados de um juízo de valor que destoa das causas esquerdistas originais, por estar mais voltado a uma visão hierárquica que vê no povo pobre um bando de idiotas pueris. Essa esquerda está distante do esquerdismo tradicional que, em outros t

OS TATARANETOS DA GERAÇÃO DA REPÚBLICA VELHA

Por Alexandre Figueiredo O que faz a elite que apoia incondicionalmente o governo Lula e obtém hábitos estranhos, que vão desde falar "dialetos" em portinglês - como na frase "Troquei o meu boy  pelo meu dog " - até jogar comida fora depois de comer cinco garfadas de um almoço farto, ser comparável às velhas elites escravocratas, fisiológicas e golpistas do passado, incluindo a "cultura do cabresto" das elites da República Velha? Apesar do verniz de modernidade, progressismo e alegria, a elite que obteve o protagonismo no cenário sociocultural comandado pelo atual mandato de Lula - que sacrificou seus antigos princípios de esquerda preferindo artifícios como a política externa e o fisiologismo político para obter vantagens pessoais - , trata-se da mesma sociedade conservadora que tenta se repaginar apenas expurgando os radicais bolsonaristas, hoje "bodes expiatórios" de tudo de ruim que aconteceu na História do Brasil. A mediocrização cultural, a